25 de jul. de 2014

Rússia planeja expandir rede ferroviária: virou mania???

Ora, ora...  O mundo não para de crescer, apesar das tentativas de pará-lo!!!  Veja só:  a Rússia continua a planejar seu desenvolvimento econômico construindo ferrovias, como a China!  E, vistos seus vastos recursos, com certeza tem toda razão em fazê-lo!  Confirme:

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Uma nova etapa no desenvolvimento da parte leste das ferrovias russas

Konstantin Penzev *, NEO, 24.07.2014


Há poucos dias, o Presidente Vladimir Putin atendeu a uma cerimônia para marcar o início do trabalho de modernização da ferrovia Trans-Siberiana, quando ele deitou um "marco de prata" [1] para uma seção da estrada de ferro na linha a extender-se de Taksimo a Lodye. O objetivo foi simbolizar o início da construção da nova linha ferroviária (BAM – Baikal-Amur Mainline). Assim, o trabalho de construção da ferrovia Oriental, lançada em 1891, continua com sucesso até hoje e sem dúvida continuará no futuro em conformidade com as novas exigências para a velocidade e o volume de tráfego de mercadorias.

A Trans-Siberiana foi originalmente construída para servir como um elo entre a região européia da Rússia e a Sibéria, e em seguida o Extremo Oriente; tinha primariamente uma importância estratégica militar, e em seguida econômica. A construção começou sobre o desenvolvimento de linha Baikal-Amur das rotas do leste da Sibéria e do Extremo Oriente da Trans-Siberiana, antes da Segunda Guerra Mundial, mas devido a diferente circunstâncias, extensas construções têm ocorrido desde 1974.

A BAM foi construída por ser um promissor sistema ferroviário para o subsequente desenvolvimento industrial em áreas do leste da Sibéria e do Extremo Oriente, que são ricos em recursos e depósitos minerais. Na década de 1990, quando o desenvolvimento industrial na Federação Russa praticamente entrou em colapso, a BAM perdeu seu valor (temporariamente).

Atualmente, de acordo com a "Estratégia 2030", a linha BAM vai ser transferida para servir como a principal via para o tráfego de mercadorias, enquanto a linha Transiberiana servirá como rota para o tráfego de passageiros e fretes. O principal objectivo na modernização da ferrovia Trans-Siberiana será aumentar sua capacidade de alta velocidade e acelerar suas conexões de transporte. Esta enorme rede ferroviária conectando no futuro a Ásia Oriental (projeto China, e Coreias do Norte a do Sul) e a União Europeia pode ser considerada como uma das oportunidades para a diversificação do trânsito marítimo do comércio entre a Europa e Ásia Oriental.

Com relação à linha BAM, o Presidente Putin disse: "Em meados da década de 2000... tornou-se óbvio que havia uma alta demanda pela BAM." A capacidade de carga da linha é, atualmente, de cerca de 16 milhões de toneladas; mas devido a limitações de infra-estrutura há uma aguda escassez de capacidade de carga e capacidade de transporte. Prevê-se que, até 2020, o volume de tráfego de mercadorias ao longo da linha BAM vai aumentar três vezes e o tráfego de passageiros aumentará em 18%. As perspectivas para essa linha ferroviária estão associadas com a construção de novos seções de linha em direção a Yakutia onde existem depósitos minerais e o desenvolvimento dos portos Vanino e Sovetskaya Gavan.

No momento, o equilíbrio de transporte da linha BAM é dominado pela exportação de carvão (sul da bacia de Yakutia, em particular Nerungri), de minério (depósito de Tula), e produtos da madeira serrada (centros em Ust-Ilim, Bratsk e Komsomolsk-on-Amur) e, em partes, trânsito para a junção Vanino -Sovgavansky onde existe a mesma especificação de mercadorias.

No futuro (de acordo com o site federal protown.ru), até 2020, devido ao aumento da produção em ambas as empresas comerciais existentes e as novas indústrias a serem criadas, o crescimento no volume de exportação de produto aumentará 1,9 vezes.

Assim, no período que antecede 2020, prevê-se o desenvolvimento do depósito de carvão de Elga, e das jazidas de minério de GOKov em Kuranakhskoe, Chiney e Bolshoi Seyim. Sobre a base de depósitos de carvão de Elga, existem planos para construir uma capacidade de secção de 30 milhões de toneladas por ano, com uma planta de processamento, permitindo à administração trazer o carvão concentrado e seus produtos a 22 milhões de toneladas. O desenvolvimento deste depósito requer a construção do alongamento de uma linha ferroviária de 320 km adjacente à linha BAM para a estação de Ulak.

Além disso, aumentar o carregamento de carga ao longo da linha BAM requer o minério de titânio-magnetita do depósito Kuranakh em Tyndenskom perto da região de Amur, que propõe a construção de uma mina e planta de processamento para a produção de concentrado de ilmenita e de concentrado de titanomagnetite e a posterior construção de uma instalação em Tynda para o processamento de dióxido de titânio. O desenvolvimento do depósito de titanomagnetite no Bolshoi Seyim envolve a extração do minério com a transformação do titânio e de concentrados magnetita. Minérios de cobre-platina de Chiney e Udokan não só vão garantir a produção de cobre no país, mas também de prata, platina, ouro e outros metais preciosos e raros. A linha BAM também irá aumentar a carga da refinaria de petróleo "NK-Rosneft"de Komsomolsk.

O bloqueio no potencial de comércio da linha BAM para exportação para os países da região Ásia-Pacífico é a limitante infra-estrutura na rota nos portos Vanino e Sovetskaya Gavan, ou seja, a interseção da estrada de ferro de Sikhote-Alin na região de passagem do Kuznetsovsky. No momento, devido a esta seção da ferrovia (com um aumento do grau de 27%) na rota de Komsomolsk-Sort-Toki, a norma de peso é restrita a 3600 toneladas. Atualmente, a linha oferece transporte de carga nos portos de Vanino e Sovetskaya Gavan no montante de 8,1 milhões de toneladas por ano, com 280 km; desde 2006, não há nenhuma capacidade de reserva. Superar esse gargalo aumentará significativamente o potencial de exportação da BAM.

O Ministério do Desenvolvimento Econômico da Federação Russa recebeu um pedido da companhia Ferrovias Russas para um Fundo de Investimento para a construção de um projeto de reconstrução do Oune-Highland Kuznetsovsky e para a construção de um novo túnel em Komsomolsk-on-Amur-Sovetskaya Gavan. O projeto irá ajudar a remover as pressões infra-estruturais no transporte de carga, incluindo o carvão de Elga, para os portos de Vanino e Sovetskaya Gavan e mais tarde para países da região Ásia-Pacífico.

Então, a linha BAM é um projecto de infra-estrutura cumprindo a exigência para o transporte de carga e, consequentemente, um aumento significativo na exploração das regiões adjacentes. Serve na criação de empresas industriais e da rede ferroviária, além de outras infra-estruturas necessárias; atrai mão de obra, a organização da vida social, bem como a criação de uma adequada qualidade de vida dos trabalhadores. Tudo isto é possível resolver apenas com a participação ativa do Estado e a atração de capital privado, russo e estrangeiro.

*Constantine Penzev é escritor, historiador e colunista.

NOTA:
[1] ‘Marco de prata’: do inglês ‘siver spike’; no caso, refere-se a um marco na estrada de ferro onde duas ferrovias em construção, vindo de diferentes direções, se encontrarão; o termo foi empregado pela primeira vez em uma cerimonia para comemorar o encontro das redes ferroviárias no estado de Utah, EEUU, um estado que tinha bastante prata, na época da construção das grandes ferrovias naquele país.


Tradução
Marisa Choguill


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